Home Gerenciadores de Senhas NordPass: Análise e Revisão do Gerenciador de Senhas em 2024
Lucas Guaratinix

The Tech Report - Português Por Que Confiar em Tech Report Arrow down

O Tech Report é um dos sites de análise de hardware, notícias e tecnologia mais antigos da Internet. Escrevemos guias de tecnologia úteis, fazemos análises imparciais de produtos e trazemos até si as últimas notícias sobre tecnologia e criptografia. Mantemos a independência editorial e não abdicamos da qualidade do conteúdo e da precisão factual.

Com a alta criminalidade cibernética, os dias de hoje exigem aplicativos de gerenciamento de senhas seguros. Nesta análise e revisão do gerenciador de senhas NordPass, verificamos se este produto de segurança premiado da NordVPN cumpre sua promessa de segurança confiável, eficiente e intuitiva entre dispositivos.

O NordPass é um gerenciador de senhas baseado em nuvem que atua como um cofre de segurança, uma ferramenta de compartilhamento seguro e um sistema de gerenciamento de identidade e acesso para empresas.

O software utiliza de um mecanismo de criptografia diferente da maioria das plataformas, o que ajuda o NordPass a ter um desempenho melhor. No entanto, você precisará assinar um plano premium para a maioria de seus recursos. Dessa forma, continue lendo para ver nossa análise completa do NordPass e se os seus recursos valem a pena.

Neste Guia

Análise do Gerenciador de Senhas NordPass: Prós e contras

Nesta revisão, antes de nos aprofundarmos na análise do NordPass e se vale a pena utilizar o software de gerenciamento de senhas, vamos ver rapidamente os prós e contras que encontramos em nossos testes práticos da ferramenta:

Prós

  • Ótimo para compartilhamento e acesso emergencial
  • 6 contas NordPass Premium em um plano familiar
  • Análise precisa de força e exposição de senhas
  • Plano empresarial acessível com SSO e logs
  • Esconde seu e-mail real ao se inscrever em serviços online

Contras

  • O aplicativo web não é tão poderoso quanto os aplicativos instalados
  • Risco de perder acesso se perder a senha mestre
  • O plano gratuito suporta apenas um dispositivo por vez

Análise do NordPass: O que é?

NordPass é uma ferramenta de gerenciamento de senhas multiplataforma para indivíduos, famílias e empresas. Ou seja, o software simplifica e protege o processo de login, oferecendo várias outras funcionalidades de segurança.

Funciona em todos os principais ambientes de PC (Windows, MacOS, Linux) e mobile (Android, iOS).

A ferramenta é desenvolvida pela mesma equipe da Lituânia que criou o NordVPN, um premiado software de rede virtual privada (VPN). O NordPass foi lançado em 2019 para resolver problemas de gerenciamento com senhas fracas, compartilhamento seguro e dificuldades em lembrar senhas no mundo digital.

Além de gerenciador de senhas, o NordPass é uma ferramenta de segurança. Pois, ele realiza varreduras online para verificar se suas informações pessoais foram violadas e oferece um cofre seguro para proteger informações sensíveis em forma de notas de texto criptografadas. A versão empresarial integra com single sign-on (SSO) e Active Directory.

Painel de controle do gerenciador de senhas NordPass, em análise

NordPass ganhou reconhecimento substancial devido às suas ferramentas de gerenciamento de senhas elegantes e funcionais. Em 2024, o fórum de revisão de usuários G2 o nomeou líder no setor de gerenciadores de senhas. Além disso, o a ferramenta também foi a “Escolha do Editor” da PC Mag na categoria de gerenciadores de senhas em 2022.

Antes de mergulharmos na nossa análise do NordPass, vamos debater sobre a confiabilidade do software.

Análise do Gerenciador de Senhas NordPass: É seguro?

NordPass é confiável e uma maneira segura de armazenar e gerenciar suas senhas, pois é compatível, criptografado e certificado por um auditor de segurança independente.

Assim, o NordPass investe muito em garantir que seus dados permaneçam seguros.

Em 2022, NordPass Business obteve a certificação SOC 2 Tipo 1, o que significa que implementa controles de segurança adequados para gerenciar dados de clientes e proteger sua privacidade. Um ano depois, tornou-se compatível com SOC 2 Tipo 2, acompanhando as necessidades dos usuários em termos de segurança.

Suas medidas de segurança internas são verificadas pela empresa de auditoria independente Cure53. A empresa realizou uma revisão completa do algoritmo criptográfico, código-fonte, aplicativo de fundo e base de código do NordPass (escrita em Go), além de testes de penetração.

A Cure53 encontrou nove vulnerabilidades em sua auditoria, todas devidamente corrigidas.

Além disso, NordPass segue uma arquitetura de zero conhecimento, o que significa que a empresa não conhece as senhas ou informações que você armazena no aplicativo. Isso é útil caso a empresa seja pressionada a revelar seus dados pessoais, como sob ameaça de ação legal. Sem dúvidas, o zero conhecimento garante que seus dados permaneçam seguros.

No seu núcleo, NordPass emprega criptografia XChaCha20, um método criptográfico rápido e simples, de baixo risco e amplamente compatível. Ele também apresenta desempenho significativamente melhor que a criptografia AES 256 usada por muitos aplicativos de gerenciamento de senhas, dando ao NordPass uma leve vantagem.

Desempenho da criptografia Chacha 20, em relação a AES 256

Portanto, não há dúvidas que o NordPass é confiável, visto que também há uma camada extra de segurança através da autenticação USB. Isso permite configurar um dispositivo USB como sua chave de verificação para que apenas você possa acessar seu cofre de senhas.

Análise do NordPass: Principais Recursos do Gerenciador de Senhas

Em nossa análise do NordPass, testamos o gerenciador de senhas por várias semanas para avaliar se o software é realmente bom. Aqui estão nossas descobertas sobre seus principais recursos:

1. Scanner de violação de dados

O scanner de violação de dados está integrado ao NordPass Premium. O software ativa o scanner assim que você começa a usar o cofre e monitorará automaticamente bancos de dados online para comparar as informações que você armazenou.

Se seus dados aparecerem em uma violação, o NordPass o notificará em tempo real. Outro recurso que encontramos e vale a pena ressaltar é que você pode descobrir a origem da violação caso queira investigar mais ou tomar medidas legais.

Scanner de violação de dados do gerenciador de senhas, NordPass, em análise

Com base na natureza da violação, o NordPass recomendará os próximos passos, que podem ser uma simples troca de senha, um reset completo da conta, ou conselhos sobre como desativar um cartão de crédito se ele for vazado.

Mesmo que você não esteja usando o cofre, o e-mail registrado na sua conta NordPass será adicionado automaticamente à lista de monitoramento do scanner.

2. Importação de senhas

Todos temos nossos gerenciadores de senhas favoritos e muitos de nós usamos navegadores para armazenar credenciais de login. A função de importação do NordPass é útil aqui. Com o software, você não precisa se preocupar com senhas espalhadas em diferentes plataformas, o que pode ser problemático ao fazer login em um novo dispositivo.

A ferramenta detecta automaticamente se suas senhas estão armazenadas em um navegador e você pode transferi-las para o NordPass com alguns cliques. Porém, nossa análise mostrou que apenas Chrome e Firefox são navegadores suportados, atualmente.

O NordPass permite adicionar ou importar passwords automaticamente

Além disso, você também pode importar senhas de outros aplicativos como LastPass, 1Password, Dashlane ou KeePass. Basta exportar suas senhas para um arquivo CSV e adicioná-lo ao NordPass. Isso fará o upload automático de todas as credenciais armazenadas no CSV para o cofre do NordPass.

Note que as importações precisam seguir um modelo específico de arquivo CSV para serem compatíveis com o NordPass.

3. Backup e sincronização entre dispositivos

Um dos principais motivos para usar um gerenciador de senhas é manter nossas credenciais sincronizadas entre dispositivos, facilitando o login em qualquer lugar. Nesse aspecto, o NordPass não decepciona, oferecendo backup criptografado na nuvem.

Sincronização e Backup de senhas do gerenciador NordPass

Em nossa análise, percebemos que a empresa aplica segurança de conhecimento zero, o que significa que o NordPass não sabe quais senhas você sincronizou. Decerto, isso ajuda na segurança, mas não espere recuperar suas credenciais por e-mail se não conseguir fazer login em um novo dispositivo.

Felizmente, as chances de isso acontecer são baixas com o Web Vault do NordPass, que você pode acessar de qualquer navegador, independentemente do dispositivo, desde que tenha a chave mestra. O processo é simples e intuitivo, garantindo tranquilidade ao usar credenciais entre dispositivos.

4. Senha mestra

A senha mestra é um recurso obrigatório ao se inscrever no NordPass. O software atribui a cada usuário uma senha especial que serve como chave para todas as outras senhas, IDs de usuário, dados bancários, números de seguridade social, informações de contato que ficam armazenados no NordPass.

Pode parecer arriscado usar uma única senha para tudo, criando um ponto único de falha que criminosos poderiam explorar.

Na realidade, ao criar senhas para centenas de sites (seja para redes sociais, apps de e-commerce, sites de utilidade, contas bancárias etc) você provavelmente adotará hábitos ruins como repetir senhas ou usar genéricas.

Com a senha mestra do NordPass, você obtém uma combinação alfanumérica forte e quase impossível de quebrar.

Senha mestra de NordPass

Assim, ao criar sua conta NordPass, você receberá um código de recuperação único. Portanto, guarde-a muito bem para uso futuro. Pois, em caso de você perder sua senha mestra, esse código ajudará a acessar seu cofre.

5. Compartilhamento de senhas

Mesmo com a recente repressão ao compartilhamento de senhas da Netflix, há momentos em que você pode precisar que outra pessoa acesse sua conta. Por exemplo, ao contratar alguém para gerenciar suas redes sociais ou usar um e-mail familiar. O NordPass permite compartilhar sua senha com outros, com vários recursos de segurança integrados.

Em nossa análise do NordPass, descobrimos que existem duas maneiras de compartilhar uma senha no software: gerar um link seguro ou compartilhar diretamente com outro usuário do NordPass.

O primeiro método parece ser mais flexível, visto que o destinatário não precisa se inscrever no NordPass e você pode enviar qualquer informação, não apenas senhas. No entanto, links de compartilhamento seguro expiram após 24 horas.

Partilha de senha por link seguro do NordPass

Já o segundo método pode ser utilizado quando você quiser que alguém tenha acesso contínuo a uma senha. Para usar esse recurso, o destinatário também precisa ser um usuário do NordPass. Basta clicar na opção “Compartilhar” de qualquer credencial no seu cofre, e ela será enviada para a caixa de Itens Compartilhados deles.

Compartilhar senha no NordPass

Outro recurso importante acerca do Nordpass é que o software oferece diferentes níveis de direitos de acesso ao compartilhar suas senhas.

Por exemplo, você pode conceder direitos totais, permitindo que a pessoa acesse, veja, edite e use a informação sem restrições. Ou permitir acesso limitado, onde a outra pessoa pode preencher automaticamente sites com a senha, mas não pode vê-la ou editá-la.

6. Preenchimento automático de formulários

O preenchimento automático é uma das funcionalidades centrais que buscamos ao revisar gerenciadores de senhas, e o NordPass não fica atrás nesse quesito. Além disso, funciona como esperado: você digita uma senha em um site, o NordPass pergunta se você deseja salvá-la, e na próxima vez que você fizer login, ele preenche as informações automaticamente.

Ainda assim, o software permite adicionar campos personalizados ao salvar senhas para posterior uso, então você pode incluir datas de renovação, IDs de conta e outras informações.

Login seguro de NordPass

A ferramenta salva algumas de suas informações pessoais, incluindo senhas, que você provavelmente usará com frequência ao se inscrever em diferentes serviços online. No entanto, nossa análise do NordPass descobriu que o preenchimento automático de informações pessoais apenas está disponível em desktops.

Preenchimento automático dos dados, pelo NordPass

7. Cofre web do NordPass

Tudo o que você salva no NordPass é armazenado em um cofre baseado na nuvem. O Cofre Web é a versão baseada em navegador dessa capacidade. Quando você usa um dispositivo novo e não tem o NordPass instalado, ainda pode acessar seus dados através do Cofre Web.

Cofre web do gerenciador de senhas NordPass, em análise

Funciona da mesma forma que o aplicativo instalado – você pode acessar dados, editar, excluir ou compartilhar o que quiser, e até criar notas (veja recurso 10). No entanto, nossa revisão do NordPass descobriu que você não pode usar o preenchimento automático apenas visitando o Cofre Web.

Por motivos de segurança, você pode preencher automaticamente suas senhas e informações pessoais apenas em dispositivos onde o aplicativo NordPass está instalado ou em navegadores onde você instalou a extensão.

8. Múltiplas passkeys

Passkeys são um método de autenticação sem senha com vantagens óbvias. Eles não são vulneráveis a ataques de força bruta e não há risco de esquecê-los. O NordPass introduziu passkeys em 2023 (um código criptográfico desconhecido até mesmo para o usuário). Mas, é lido sem problemas pela máquina onde você está tentando fazer login.

Passkeys do gerenciador de senhas NordPass, em análise

A funcionalidade está disponível em todas as versões do aplicativo NordPass (desktop, iOS, Android), no Cofre Web NordPass e nas extensões de navegador baseadas em Firefox, Safari e Chrome. Dessa maneira, tudo o que você precisa fazer é gerar uma passkey para sites compatíveis, em vez de uma senha. Ainda não há opção para importar passkeys.

Um recurso que gostamos durante nossa análise do NordPass é que você pode compartilhar passkeys no software, assim como outros itens do seu cofre. Você também pode salvar várias passkeys para uma conta, e o NordPass perguntará qual você deseja escolher ao fazer login.

9. Scanner de texto ao vivo

O scanner de texto ao vivo é uma ferramenta de reconhecimento óptico de caracteres (OCR) que permite extrair dados de documentos físicos e armazená-los no NordPass. O recurso está disponível no aplicativo móvel e utiliza a câmara do seu telefone.

Scanner de anotações em tempo real, do gerenciador de senhas, NordPass, em análise

Basta tirar uma foto de documentos como seu cartão de crédito ou documentos de Wi-Fi, e o NordPass usará inteligência artificial (IA) para extrair letras, números e sinais de pontuação. No entanto, em nossa análise do NordPass, descobrimos que só é possível escanear caracteres latinos, o que significa que nem todos os idiomas são suportados.

10. Notas seguras

As notas seguras são uma seção no cofre do NordPass onde você pode criar e salvar arquivos de texto. Elas são protegidas usando todas as defesas habituais do software, incluindo criptografia XChaCha20 e aplicação da senha mestra.

Notas seguras no gerenciador de senhas NordPass, em análise e revisão

Notas seguras do NordPass também utilizam tecnologia OCR (ver ponto 9), o que significa que você pode fazer backup de suas notas escritas à mão para o NordPass usando a câmera do seu smartphone. Você pode então editá-las conforme desejar, organizá-las em ordem alfabética, compartilhá-las com outros via NordPass ou até mesmo colocá-las em uma pasta dentro do cofre.

Além disso, descobrimos que a capacidade de adicionar emojis ao título de uma nota é um recurso pequeno e útil.

11. Autenticador NordPass

O recurso de autenticação adiciona mais uma camada de segurança, garantindo que apenas você possa acessar seus aplicativos, websites e contas.

Quando a autenticação está ativada, você insere a senha como de costume usando o preenchimento automático do NordPass. Porém, em seguida, você não faz login diretamente, pois o autenticador do software enviará uma senha única e temporária (TOTP) para o seu dispositivo registrado. Assim, você precisará usar autenticação biométrica para acessá-la. A senha preenchida automaticamente e o TOTP juntos, permitirão que você faça login.

Autenticador de NordPass

O recurso de autenticador está disponível apenas no NordPass Business. O administrador precisa ativá-lo no painel de controle, o que impõe autenticação de dois fatores (2FA) para todos os membros da equipe. Mas, o recurso é muito satisfatório, visto que os administradores da sua equipe podem acompanhar quem adotou o 2FA e quem não usou logs de atividade.

12. Máscara para e-mail

Em todo o mundo, houve quase 300 milhões de contas violadas em 2023, então faz sentido se você não quiser compartilhar seu e-mail com um provedor terceirizado. No entanto, a maioria dos serviços online requer suas informações de e-mail para se inscrever. Para resolver isso, o NordPass oferece uma capacidade única chamada “máscara” de e-mail.

Máscara de email do gerenciador de senhas,NordPass, em análise

Isso permite que você oculte seu e-mail criando uma máscara que pode ser usada online. Dessa forma, todos os e-mails enviados para sua máscara serão encaminhados para seu e-mail real registrado. É um recurso simples, mas útil, que o mantém protegido e mostra o quanto NordPass é confiável.

Além disso, você também pode configurar múltiplas máscaras para diferentes sites. Por exemplo, você pode usar uma máscara de e-mail temporária para se inscrever em um boletim informativo e depois excluí-la quando não for mais necessária.

13. Pastas de Organização

Segundo pesquisas, o usuário médio possui 227 contas que necessitam de senha para acessar. Embora seja possível armazenar todos esses dados em um gerenciador de senhas, é impossível organizar, encontrar e classificar suas credenciais em uma longa lista de senhas. O software oferece uma estrutura simples de pastas para ajudar a organizar senhas da mesma forma que você organizaria arquivos em seu PC.

O NordPass permite a criação de pastas para a organização do usuário

Durante nossa análise do NordPass, descobrimos que a opção de organização também aparece ao salvar automaticamente uma senha. Ou seja, você pode fazer backup dela no seu cofre principal ou adicioná-la a uma pasta nova ou existente. Isso facilita muito evitar a desorganização das credenciais. Ou então, você pode sempre classificar suas senhas em pastas manualmente.

14. Gerador de Senhas Fortes

Este é outro recurso essencial que procuramos em nossas análises de gerenciadores de senhas. Sem dúvida, senhas definidas manualmente tendem a usar padrões e combinações comuns que podem ser quebradas através de ataques de força bruta ou engenharia social. Por exemplo, “Senha123” ou no nome do meio de sua mãe.

Por isso, é muito melhor usar um gerador de senhas automatizado como o NordPass Premium. Pois, ele gera uma sequência aleatória de caracteres seguindo as melhores práticas de segurança e a armazena em seu cofre. Na próxima vez que você fizer login, ele preencherá a senha automaticamente sem que você precise lembrá-la.

Gerador de senhas fortes do gerenciador NordPass, em análise e revisão

O gerador de senhas é impressionante por dois motivos. Primeiramente, você pode experimentar a ferramenta gratuitamente sem nem mesmo se inscrever no NordPass. Basta visitar o site e usar a ferramenta interativa para gerar uma senha forte para o site ou aplicativo que você precisar. Claro, você não poderá salvá-la automaticamente.

Em segundo lugar, você pode modificar o tipo de senha que deseja criar, mesmo que seja gerada aleatoriamente. Ou seja, é possível personalizar de acordo como você quer, se gostaria de utilizar caracteres ou palavras, se Gostaria de incluir letras maiúsculas ou minúsculas e até qual o comprimento de senha preferido.

15. Acesso de emergência

Este é um recurso do NordPass Premium que pode ser útil caso você perca o acesso à sua conta ou, aconteça algo impeça você de acessar suas contas online. Nesse caso, você pode compartilhar acesso de emergência com um amigo ou membro da família para que seus dados e contas estejam em boas mãos.

Acesso de emergência ao gerenciador de senhas NordPass, em análise e revisão

Para dar a alguém acesso de emergência, você precisará convidá-los por e-mail. Uma vez que eles recebam e aceitem o convite, poderão solicitar para visualizar suas senhas. Você terá sete dias para conceder ou rejeitar o pedido. Se você não agir no pedido em sete dias, o NordPass concederá automaticamente o acesso, ou seja, assume-se que você não pode acessar o software.

Sem dúvida, este pode ser um recurso incrivelmente útil numa era em que grande parte de nossas vidas são conduzidas online. No entanto, lembre-se de que o destinatário terá apenas direitos de visualização e não poderá modificar ou excluir nenhum dado.

Preços do Gerenciador de Senhas NordPass: É Acessível?

O NordPass Basic é gratuito, enquanto o NordPass Premium começa em $1.49 por mês para uma assinatura de 2 anos. O preço inicial do NordPass Business é de US$1,79 por mês por usuário. Além disso, você também pode se inscrever em uma conta familiar a partir de US$2,79 por mês, que inclui seis contas Premium.

Seja você um cliente individual ou um usuário empresarial, o NordPass oferece três planos, variando de gratuito ao “para sempre”, por US$5,39/mês por cada usuário para o plano mais caro (é um preço bastante competitivo). No entanto, não há opção de pagamento mensal, e você deve se inscrever em um contrato de um ou dois anos.

Aqui está uma rápida visão geral de nossa Análise do gerenciador de senhas NordPass em relação aos seus preços indivíduos:

  • Gratuito para sempre: Se você é novo em gestão de senhas, este é um bom ponto de partida. Oferece autofill, armazenamento ilimitado de senhas, sincronização multi-dispositivo e 2FA, mas não suporta recursos avançados como notas, compartilhamento e detecção de violações de dados.
  • Premium (US$1,49-US$1,99/mês): Este plano inclui todos os recursos discutidos em nossa análise do gerenciador de senhas NordPass até agora, exceto ferramentas empresariais. Se você é um usuário avançado e precisa de recursos de segurança como máscara de email e detecção de senhas fracas, o NordPass Premium vale o investimento.
  • Família (US$2,79-US$3,69/mês): Este plano é praticamente idêntico ao NordPass Business com uma a única diferença: você obtém seis contas em vez de uma. Isso significa que você economiza US$8 por mês ou mais.

Plano de preços do gerenciador de senhas NordPass, em análise

Análise de preços do Gerenciador de Senhas NordPass para empresas

A seguir, vamos analisar o NordPass para empresas, uma ferramenta completa de gerenciamento de identidade e acesso para empresas de todos os tamanhos. Aqui também, você pode escolher entre três planos:

  • Equipes (US$1,79-US$3,99/mês/por usuário): Ao contrário dos indivíduos, as empresas não têm um plano gratuito. Em vez disso, o plano de nível de entrada suporta 10 usuários e oferece ferramentas empresariais como SSO do Google Workspace, logs de atividades e painéis de administração, além de recursos de nível consumidor.
  • Business (US$3,59-US$3,99/mês/por usuário): Este plano é destinado a empresas com 5-250 usuários. Ele adiciona recursos necessários para gerenciar equipes maiores, como gerenciamento de grupos e um painel de segurança.
  • Enterprise (US$5,39-US$5,99/mês/por usuário): Este é o plano mais caro do NordPass, que suporta usuários ilimitados. Pelo preço, encontramos que vale totalmente o investimento. Com integração SSO, diretório ativo e um gerente de conta dedicado, é muito mais do que um simples gerenciador de senhas para uso casual.

Plano de preços para empresas do NordPass

A precificação do NordPass segue os padrões da indústria, e ficamos satisfeitos com os recursos e planos de preços oferecidos. Além disso, todos os planos vêm com um teste gratuito (incluindo os níveis empresariais) e uma garantia de reembolso de 30 dias.

No entanto, observe o preço com desconto que você está recebendo ao se inscrever. Por exemplo, descobrimos que o preço de US$1,49/mês ou US$35,76 por dois anos se aplica apenas ao primeiro contrato. Ao renovar seu plano, o NordPass Premium custará US$71,76 para o mesmo período de dois anos.

Interface do NordPass: É fácil de usar?

Em nossa análise e revisão do gerenciador de senhas NordPass, verificamos que possui uma interface minimalista que é fácil de usar, seja você usuário de Windows, MacOS, Android ou iPhone. Além disso, o software também oferece extensões de navegador, embora alguns recursos como autofill exijam que o aplicativo esteja instalado.

O NordPass é principalmente projetado para ser usado em seu desktop, seja em um PC Windows ou MacBook. No entanto, descobrimos que ambas as versões têm 100% de paridade de recursos, não importando qual dispositivo você use. Você poderá acessar todos os recursos, seja o cofre, notas seguras, compartilhamento e passkeys em ambos os aplicativos.

Você também poderá aproveitar o sistema de autenticação biométrica do seu computador ao usar a interface desktop.

Importação e exportação de dados dos browsers no NordPass

No geral, o aplicativo de gerenciamento de senhas, para desktop, apresenta um design limpo que é fácil de aprender e usar. Você encontrará o painel de navegação à esquerda e seus controles principais no centro. As configurações do NordPass estão discretamente localizadas na parte inferior esquerda, enquanto a barra de pesquisa universal está no canto superior esquerdo. Se você precisar recuperar suas credenciais rapidamente, não terá dificuldade em encontrá-las no NordPass.

Gerenciador de Senhas NordPass: Interface nos Dispositivos Móveis, em Análise

Em seguida, testamos a experiência de login móvel, uma das principais razões pelas quais instalamos um gerenciador de senhas de qualquer maneira. Depois de baixar e instalar o aplicativo NordPass no seu telefone, seu ícone aparece durante o login. Basta tocar no ícone do software para fazer login no site usando suas credenciais armazenadas.

Outro recurso que ficamos satisfeitos durante nossa análise do NordPass é que o software oferece a opção de usar um sistema diferente, em vez de impor o NordPass como padrão.

Assinar o NordPass em celulares com outras contas externas ao gerenciador de senhas, em análise

A experiência no aplicativo móvel também mantém excelente paridade de recursos com o aplicativo para desktop. Você poderá acessar capacidades avançadas como compartilhamento e acesso de emergência do seu telefone móvel, o que torna o NordPass um excelente gerenciador de senhas para uso em movimento.

Além disso, a estética de design nativo do sistema operacional do NordPass tanto no Android quanto no iOS é limpa. Dado como ele se integra bem no ecossistema do SO, isso torna a curva de aprendizado muito mais suave, e você provavelmente usará o aplicativo com mais frequência.

Análise do visual do gerenciador de senhas NordPass, em celulares

Gerenciador de Senhas NordPass: Interface nos Navegadores em Análise

Além dos aplicativos, o NordPass também está disponível como uma extensão de navegador no desktop, uma experiência surpreendentemente útil e conveniente.

A extensão não apenas permite preencher automaticamente senhas e informações pessoais. Mas, também possibilita que você adicione senhas salvas a uma pasta, adicione notas, preencha detalhes do cartão de crédito e simplifique sua experiência de login de ponta a ponta. No entanto, está disponível apenas para Chrome, Firefox, Safari, Edge, Opera, Brave e outros navegadores baseados no Chromium. Não há extensão para, por exemplo, o Tor.

Extensão para Browsers do NordPass

Falando em navegadores, segundo nossa análise, você também pode acessar o gerenciador de senhas NordPass usando seu navegador (não é necessário download ou instalação). No entanto, isso não lhe dá a vantagem de um de seus recursos essenciais: o autofill. Você pode acessar, modificar ou excluir qualquer informação em sua conta NordPass usando o Web Vault em app.nordpass.com, mas precisará inserir manualmente senhas e outras credenciais depois de visualizá-las.

Análise do NordPass vs Outros Gerenciadores de Senhas

Em todo o mundo, o mercado de gerenciadores de senhas gera mais de 2 bilhões de dólares por ano, tornando-o uma indústria competitiva e em crescimento. Isso significa que você tem várias opções para escolher e, embora a nossa análise do gerenciador de senhas NordPass tenha sido excecionalmente boa, é sempre melhor realizar sua própria avaliação e tomar uma decisão informada.

Software Melhor escolha para: Preço inicial Principais recursos
NordPass Compartilhamento de senhas com amigos e familiares e para emergências US$ 1,49/mês cobrado por 2 anos –  Acesso de emergência

– Integração SSO

– Notas seguras desvinculadas de senhas

1Password Força da senha e análise de segurança US$ 2,99/mês cobrado anualmente – APIs de desenvolvedor

– Análise visual

– Mínimo 1 GB de armazenamento seguro

Dashlane Armazenamento seguro de dados US$ 2/mês – Verificador de web escuro

– VPN integrada

– Compartilhamento seguro

Roboform Interface simples e fácil de usar para iniciantes US$ 2,09/mês cobrado anualmente – Suporte a código QR

– Modo somente local (sem sincronização)

– Separação de senhas comerciais e pessoais

Keeper Pessoas com vários dispositivos US$ 2,91/mês – Bate-papo do Guardião

– Vigilância de Violação

– Armazenamento seguro de arquivos

É importante lembrar que nós consideramos o gerenciador de passwords, NordPass, a melhor solução geral, muito por conta de seu preço competitivo e ao equilíbrio entre conveniência e segurança. O NordPass facilita o compartilhamento de senhas e o uso do XChaCha20 ajuda a proteger a tecnologia para o futuro.

 Avaliações do Gerenciador de Senhas NordPass em Análise

NordPass é bem avaliado em fóruns confiáveis pelos clientes deste app de gerenciamento de passwords. É classificado acima de 4 em 5 na G2, Capterra e Trustpilot. Tanto na versão para consumidores quanto para negócios, os usuários compartilham opiniões positivas, com extensões de navegador com problemas sendo uma das poucas reclamações.

Clientes na G2 avaliam NordPass para empresas com excelente nota 4.5 de 5. Eles apreciam a abrangência das funcionalidades e a facilidade de uso. No entanto, usuários observam que a plataforma não funciona com aplicativos de desktop, como o Zoom.

Avaliação de clientes do NordPass, no G2

Cenário bastante semelhante no Capterra, o software recebeu 4,5 de 5. Os usuários estão satisfeitos com a quantidade de funcionalidades e o suporte a todas as principais plataformas. Eles também destacam bugs ocasionais, como falhas no preenchimento automático às vezes e o lançamento do aplicativo em vez disso. A revisão do gerenciador de senhas NordPass que compartilhamos do Capterra abaixo aponta outro bug.

Avaliações de clientes do NordPass, no Capterra

Usuários no Trustpilot atribuem ao NordPass uma nota de 4,1 de 5. Há opiniões mistas sobre o serviço ao cliente da empresa, com muitos usuários elogiando-o enquanto outros acham o serviço muito lento. A análise revela que os usuários também valorizam as excelentes funcionalidades do aplicativo móvel de gerenciamento de senhas do NordPass.

Avaliações doNordPass, no Trustpilot

Análise das Alternativas ao Gerenciador de Senhas NordPass

Escolher o aplicativo de gerenciamento de senhas certo, para confiar seus dados preciosos, é uma decisão importante. Verifique nossas análises detalhadas para guiá-lo da melhor forma:

NordPass: Por Que Você Pode Confiar na Nossa Análise do Software

No TechReport, estamos comprometidos em trazer as últimas informações do mundo da tecnologia, incluindo cibersegurança.

Nossa equipe possui ampla experiência em testar e analisar produtos de segurança como gerenciadores de senhas, redes virtuais privadas e aplicativos de detecção de spyware. Estamos bem familiarizados com o NordPass e sua empresa-mãe, NordVPN.

Para esta análise, nos inscrevemos para um teste do NordPass Premium para compreender completamente suas funcionalidades, incluindo capacidades avançadas como acesso de emergência, compartilhamento baseado em links, passkeys e notas. Além disso, também testamos o aplicativo em diferentes ambientes, abrangendo desktop e mobile, para avaliar a interface do usuário.

Além da nossa experiência prática, consultamos avaliações de clientes sobre o NordPass em fóruns confiáveis como G2, Capterra e Trustpilot.

Isso nos proporciona uma visão mais ampla de como o software funciona nos fluxos de trabalho diários e condições do mundo real. Nossas perspectivas também são informadas por nossas análises de produtos concorrentes (por exemplo, Keeper), o que nos permite apresentar uma análise objetiva e imparcial.

Análise do NordPass: Um Guia de Utilização do Gerenciador de Senhas

Graças à documentação excelente e à interface bem projetada do NordPass, é fácil começar a usar esta ferramenta de gerenciamento de senhas. Aqui estão os passos que seguimos em nossa análise do NordPass ao experimentar suas funcionalidades:

1. Inscreva-se no NordPass

A interface principal do software é o aplicativo para PC e mobile (não o Web Vault) então, segundo nossa análise, você precisará baixar o gerenciador de senhas NordPass antes de se inscrever. Visite nordpass.com/download; ele detectará automaticamente seu dispositivo e indicará onde baixar.

Instale o aplicativo no seu celular e PC, e abra-o. Os usuários novos verão a seguinte janela – clique em “Criar conta” para prosseguir. Depois de configurar sua conta, volte ao aplicativo e faça login. Nesta etapa, você será solicitado a criar sua senha mestra. Escolha uma senha forte, mas fácil de lembrar.

Criação de conta no NordPass

Além disso, também é importante que você anote o código de recuperação que recebeu no e-mail de criação da conta do NordPass. Isso será útil se você esquecer sua senha mestra. Para gerar um novo código, abra “Configurações” no aplicativo NordPass e vá para a aba de segurança, onde encontrará as opções para códigos de recuperação.

Opções de recuperação de conta do NordPass

2. Ativar o preenchimento automático de senhas

O preenchimento automático é talvez a principal razão pela qual utilizamos um gerenciador de senhas, e os passos para ativá-lo são simples.

No aplicativo, abra o menu e, nas configurações, ative o preenchimento automático. Certifique-se de ter a extensão NordPass instalada no seu navegador. Isso ativará o fluxo de trabalho de preenchimento automático quando você abrir um site; clique no ícone do NordPass ao lado do campo de senha ou nome de usuário, e ele inserirá os dados automaticamente.

O processo é o mesmo no seu smartphone. Ative o preenchimento automático nas configurações do NordPass (também, certifique-se de configurar as configurações do seu dispositivo para que o software possa inserir dados automaticamente). Procure por configurações de preenchimento automático no seu celular Android ou iOS e certifique-se de que o NordPass esteja selecionado como o serviço de preenchimento automático padrão.

Ativar o preenchimento automático no NordPass

Ativar o preenchimento automático de senhas no NordPass

3. Ative o bloqueio automático para proteção extra

Como mencionamos, você precisa fazer login no NordPass usando sua senha mestra para acessar todas as suas credenciais. Após o login e, para evitar que seu dispositivo fique inativo por um tempo, o NordPass permite que você bloqueie automaticamente o acesso após um certo período.

Bloqueio automático no NordPass, para segurança extra

Nas configurações do NordPass, vá para “Segurança”. Role para baixo até encontrar a opção de bloqueio automático. Escolha o intervalo de tempo após o qual você deseja que o NordPass solicite a senha mestra depois que você já fez o login uma vez. Pode ser uma hora, alguns dias, uma semana ou até mesmo um mês.

Lembre-se de que se você reiniciar o aplicativo ou o dispositivo, você precisará fazer login usando sua senha mestra de qualquer maneira.

4. Importar senhas existentes

Se você está preocupado com seus hábitos de senha menos do que perfeitos, mas não quer abrir mão das suas credenciais existentes, segundo nossa análise, o gerenciador de senhas NordPass permite que você importe seus dados para o seu cofre.

Abra as configurações do aplicativo e role para baixo até a seção ‘Importar e Exportar’. Clique em ‘Importar itens’ – o NordPass suporta vários formatos como CSV, JSON, ZIP, 1PUX e XML. Você também pode escolher o aplicativo de origem diretamente ao importar suas senhas.

Importação de senhas pelo NordPass

Observe que a opção de importação no seu telefone Android não está nas configurações. É um módulo separado que você encontrará no menu que abre quando você clica na sua imagem de perfil.

Comando de importação de NordPass

5. Usar o recurso de “mascaramento” de e-mail

Um recurso que se destaca para que o NordPass seja confiável e bom é o mascaramento de e-mail. Com tantos sites exigindo nossas informações de contato, é importante saber como usar esse recurso. Felizmente, há apenas alguns passos a seguir.

Função de mascaramento de email no NordPass

Abra o aplicativo NordPass e selecione “Mascaramento de e-mail” na guia “Ferramentas”. Depois, escolha “Criar Mascaramento de e-mail”, que abrirá sua lista existente de e-mails mascarados, se houver. Clique no botão “Criar Mascaramento” para criar e-mails mascarados adicionais ou para excluir os antigos da lista quando não forem mais necessários.

Análise do Gerenciador de Senhas NordPass: Conclusão

Em 2024, muitos indivíduos estão olhando mais de perto para sua segurança na internet. Essa tendência tem muito a ver com o aumento da criminalidade cibernética e também aos avanços em ferramentas de software como o NordPass, que torna o armazenamento, uso e segurança de senhas uma experiência sem atritos.

Nossa análise do NordPass descobriu que o aplicativo cobre todas as bases, incluindo criptografia de grau bancário, sincronização multi-dispositivo, senhas mestras e um cofre seguro. Ele também oferece algumas capacidades únicas, como acesso de emergência às senhas se você estiver indisponível e uma edição empresarial poderosa (e acessível).

Por outro lado, não há opção de pagamento mensal. A maioria dos recursos requer a instalação do aplicativo e não está disponível na versão web. O plano gratuito para sempre não é muito melhor do que o gerenciador de senhas padrão em seu telefone Android, e você terá que optar pelo NordPass Premium se quiser desfrutar de seus melhores recursos. Por fim, o plano de dois anos tem um preço competitivo, e você pode começar seu teste gratuito sem precisar fornecer os detalhes do seu cartão de crédito.

Análise do NordPass: FAQs

Posso confiar no NordPass?

O NordPass já foi comprometido?

Qual a diferença entre NordPass e NordVPN?

The Tech Report - Editorial ProcessNosso processo editorial

A política editorial do Tech Report é centrada em fornecer conteúdo útil e preciso que ofereça verdadeiro valor aos nossos leitores. Trabalhamos apenas com escritores experientes que possuem conhecimento específico nos tópicos que cobrem, incluindo os últimos desenvolvimentos em tecnologia, privacidade online, criptomoedas, software e muito mais. Nossa política editorial garante que cada tópico seja pesquisado e selecionado por nossos editores internos. Mantemos padrões jornalísticos rigorosos e cada artigo é 100% escrito por autores reais.

Lucas Guaratinix

Lucas Guaratinix

Lucas é um jornalista (formado no Universidade Paulista) admirador do mundo dos esportes e finanças, principalmente em relação ao futebol e criptomoedas. O início de sua trajetoria se deu através de pesquisas e pequenos investimentos nas finanças que acabaram despertando sua curiosidade sobre criptomoedas  e isso acabou  se tornando uma paixão.  Quando não está escrevendo, provavelmente está escutando um bom e velho rock and roll. É um apaixonado por contar histórias dos grandes eventos esportivos, transmitir todas as emoções da melhor forma possível para todos que amam os esportes. Outra paixão são os esportes eletrônicos, há muitos games e um universo recheado de novas conexões e uniões entre as pessoas que são muito emocionantes.